Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sting cancela show no Cazaquistão por abuso de direitos de trabalhadores

AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI
Moscou - O cantor britânico Sting cancelou o show previsto para esta segunda-feira na capital do Cazaquistão, Astana, após ser informado pela Anistia Internacional (AI) sobre o abuso dos direitos dos trabalhadores da indústria petrolífera do país centro-asiático.

"As greves de fome, os trabalhadores presos e dezenas de milhares em greve representam um piquete virtual que não tenho intenção de romper", afirmou o ex-cantor do lendário grupo britânico The Police em seu site.

Em maio, centenas de trabalhadores da petrolífera OzenMunaiGaz reuniram-se na cidade de Aktau, às margens do mar Cáspio, para protestar contra os cortes dos salários.

Alguns deles foram detidos e demitidos após o bloqueio de estradas locais em sinal de protesto, informa a agência "RIA Novosti".

Em 2009, Sting foi criticado por apresentar-se no Uzbequistão, considerado pela AI como o estado que mais reprime os direitos humanos entre os países da antiga União Soviética.

AI anunciou que se ele não cancelasse esse show, Sting teria contradito tudo o que apoiou ao longo dos últimos 40 anos como defensor dos direitos humanos.

Os organizadores do concerto já se comprometeram em devolver o dinheiro arrecadado com a venda de 5 mil ingressos, algumas a US$ 690.

O show previsto para esta segunda-feira faz parte da turnê Symphonicity, na qual o cantor repassa grandes sucessos das últimas três décadas adaptados à sinfônica.

Sting canta em festival no Chile e recebe prêmio; veja fotos

Foto 3 de 7 - Sting se apresenta com a Orquestra Sinfônica do Chile no Festival de Viña Del Mar, na noite de sexta-feira (25/02/2011) Mais AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário