Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vacinação e cuidados durante o vôo fazem de sua viagem mais segura Em viagens longas, passageiro pode se levantar a cada três horas

Viajar é um ótimo recurso para descansar, conhecer novas culturas e se divertir. No entanto, é importante que as pessoas se previnam antes de embarcar, principalmente se os locais de destino possuem algum histórico de doenças infecciosas. "Em todas regiões do Brasil, principalmente na Norte e Centro-Oeste, há risco de transmissão de febre amarela, por exemplo. Recomendamos aos pacientes que tenham viagens marcadas para localidades de risco a tomarem avacina contra o vírus causador da doença pelo menos 10 dias antes de embarcarem", alerta o infectologista Paulo Furtado.

O médico lembra que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possui um Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives), que funciona desde 1997 e tem entre seus objetivos principais informar viajantes sobre as doenças endêmicas que podem ser encontradas em todas as regiões brasileiras e também no exterior. "Identificar os riscos de contrair doenças nos lugares para onde vai viajar é muito importante e, normalmente, é a última coisa que as pessoas pensam antes de curtir asférias", comenta.

De acordo com o infectologista, a eficácia de uma vacina depende, muitas vezes, da doença a qual ela combate. "A gripe e a febre amarela são apenas alguns exemplos de doenças que podem ser bastante atenuadas se o indivíduo for vacinado", informa, acrescentando que as medidas preventivas também são essenciais em certos locais. "Em áreas com risco de transmissão de malária, por exemplo, é importante fazer uso, sempre que possível, de calças e camisas de manga comprida e repelentes, visto que para essa doença não existe vacina."
Coágulos e crises de labirintite são comuns em viagens - Getty Images
 Não transforme a viagem de avião em tortura

 Muitos já desistem de viajar bem antes do embarque, ao pensar na distância que os separa do local escolhido para passar as tão sonhadas férias. Entretanto, um vôo longo não precisa ser encarado como uma tortura e, sim, como parte do passeio. Se o viajante seguir algumas dicas preciosas, os efeitos do jet lag (fadiga, insônia, dor de cabeça, dificuldade de concentração, entre outros) sentidos após o desembarque podem ser facilmente controlados. O clínico geral Fabrício Braga, da Casa de Saúde São José, explica que optar pelos vôos diurnos é a melhor forma de evitar o problema, porém explica que, caso o vôo seja noturno, dormir é o melhor remédio para livrar-se do desconforto.

"Várias receitas são indicadas para quem precisa fazer viagens com mais de dez horas. Entretanto, relaxar durante o vôo certamente garante um desembarque com mais disposição", comenta, alertando os que acreditam que tomar medicamentos para dormir e beber uma dose de uísque ajuda a aliviar a tensão: "Nunca faça uso simultâneo de bebidas e remédios. Desconhecemos os efeitos dessa perigosa mistura".

A roupa a ser usada na viagem também deve ser a mais confortável possível. A baixa pressão atmosférica na aeronave faz o corpo "dilatar" e, portanto, qualquer peça de roupa ou calçado vai parecer um número menor. "Há pessoas que têm a mania de viajar de terno. Isso é péssimo. Não há nada mais adequado do que uma calça de moletom, camisas largas e sapatos confortáveis", ressalta o médico, acrescentando que casacos são imprescindíveis, visto que a temperatura costuma ser baixa no interior da aeronave.

Segundo recente estudo publicado pela revista médica "The Lancet", um em cada cem passageiros pode sofrer de trombose venosa profunda em vôos de longa distância, mesmo se viajar na classe executiva, tomar aspirina ou usar meias de compressão. Pesquisadores neozelandeses entrevistaram 900 passageiros que ficaram pelo menos dez horas num vôo, numa média de 39 horas voadas em seis semanas. Embora 17% dos passageiros tenham usado meias de compressão e 31% tomado aspirina, foram descobertos nove casos. 
Fabrício Braga, clínico-geral da Casa de Saúde São José, confirma que a trombose é um dos principais problemas para quem viaja por muitas horas, principalmente para as mulheres acima dos 50 anos e que tenham problemas de varizes. Ele explica que o problema, conhecido popularmente como "síndrome da classe econômica", provoca a formação de coágulos sangüíneos bastante perigosos nas pernas dos viajantes. "Apesar de serem 100% eficazes, as meias elásticas devem ser utilizadas. É bom que o passageiro também levante-se pelo menos de três em três horas", orienta.
Labirintite e vôo

Os que sofrem de labirintite, uma inflamação do labirinto, formação interna do ouvido que é responsável pelo senso de equilíbrio, não precisam se preocupar. Apesar de terem chances de sentir os efeitos da doença em momentos como o da decolagem e o da aterrissagem, eles podem ficar tranqüilos e, antes de viajar, tomar o medicamento com o qual já estão acostumados. "Quem sofre de labirintite, mesmo que não esteja com os sintomas, deve tomar o medicamento antes de viajar como medida profilática", informa o clínico geral.

Na opinião do especialista, quem viaja para o exterior principalmente deve ter sempre uma "mini-farmácia" na mala. "É muito difícil comprar remédios fora do país. Nos Estados Unidos, por exemplo, é preciso marcar consulta para conseguir a receita com a assinatura de um médico americano. Ter à mão analgésicos, anti-alérgicos e antibióticos que tenham efeito para infecções intestinais é sempre bom", frisa, lembrando que o telefone do médico de confiança também deve estar bem guardado caso surjam emergências.

Juiz proíbe paquera em praça principal de cidade do Mato Gosso do Sul

Desde a última terça-feira (12), os moradores de Itaporã (277 km de Campo Grande) não podem mais namorar na principal praça da cidade. A decisão partiu do juiz Adriano da Rosa Bastos, titular do fórum municipal.
“A partir desta data [12] fica expressamente proibida a ocorrência da paquera nos finais de semana na praça central São José de Itaporã, devendo isto ser entendido como toda forma de aglomeração de adolescentes e adultos munidos de bebidas alcoólicas e fazendo uso de aparelhos de som em alto volume”, diz trecho da portaria 034/2011 do magistrado.
O juiz se refere ao evento festivo Paquera na Avenida, realizado todos os domingos nos últimos 15 anos na praça principal da cidade por Antonino Rebeque, diretor do presídio semiaberto de Dourados (27 km de Itaporã). Rebeque era autorizado pela prefeitura para promover a festa. Ele não quer cometar a decisão do magistrado
O Paquera na Avenida atraía cerca de 300 pessoas por domingo, segundo a Polícia Militar. Na praça, que fica em frente à principal igreja do município e o prédio da prefeitura, tocavam músicas em alto volume e ali também se apresentavam artistas da cidade. Barracas vendiam comidas e bebidas, incluindo alcoólicas. A festa começava às 19h e acabava por volta das 23h.
Um policial militar que preferiu não se identificar disse ao UOL Notícias, por telefone, que o principal problema da “Paquera na Avenida” não eram os casais, mas as brigas entre gangues no final da noite.
De dois anos para cá, segundo o policial, morreram duas pessoas durante o evento, um deles no último domingo. Um rapaz de 21 anos de idade matou com tiro de garrucha um desafeto antigo, de 23 anos. Os dois já tinham duelado com faca, segundo a polícia local.
Um comerciante que mora perto da praça, que também não autorizou a publicação de seu nome, disse ter ficado “triste” com a portaria. “A violência amedronta, sim, mas acabar com a festa por causa dos encrenqueiros é uma forma de pouparmos o poder público. Acho que devia ter mais policiais nas ruas, essa seria uma decisão mais sensata”, disse ele, que mora há 20 anos na cidade.
Itaporã possui 21 mil habitantes, e a segurança pública é cuidada por 14 policiais militares e dois policiais civis.

Moradores de Rawa Buaya, na Indonésia, deitam sobre trilhos de trem porque acreditam que a energia elétrica pode curá-los de muitas doenças


eles tem esperança hehe

Festival de música português quer superar Rock in Rio



    Roqueiros viram garçons no Dia Mundial do Rock; veja

    Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, um restaurante de São Paulo realizou um evento em que músicos foram convidados para trabalhar como garçons por uma noite e arrecadar fundos para para a Casa José Eduardo Cavichio, que atende crianças e adolescentes com câncer.
    Entre os garçons, estiveram presentes roqueiros das bandas NX Zero, Fresno, Angra, Tihuana, entre outros, como mostra o vídeo da TV UOL.

    Cortez fica do lado de fora de balada


    O repórter do CQC e músico, Rafael Cortez (34), tentava entrar na casa noturna A.F.A.I.R., em São Paulo, que teve sua inauguração na noite desta terça-feira, 12, quando a equipe da CARAS Online o encontrou.
    Do lado de fora da balada, Rafael parecia tranquilo e, sempre bem humorado, contou que esperava uma brecha para entrar, que a assessoria do evento cuidaria disso. Ele estava lá para prestigiar os amigos, sócios do local.
    Quando abordado pela CARAS Online, Rafael disse que não poderia adiantar nada sobre a balada, já que nem sequer havia entrado, mas tinha boas expectativas até então.
    O resultado: frustração. Rafael Cortez ficou do lado de fora de balada e logo dividiu a experiência em seu Twitter, um pouco mais descontente do que quando o encontramos: “Valeu, balada AFAIR por ter chamado muito + gente pra entrar na casa do q a casa comporta. Foi bem legal ficar 40 min na porta e não entrar.”
     

    NINGUEM MANDOU APOSTAR HEHE:Neto perde aposta para Kaká e tira foto com a camisa do São Paulo


    O apresentador e comentarista Neto teve que tirar uma foto com a camisa do São Paulo na noite desta segunda-feira depois de perder uma aposta para o jogador Kaká.
    Em times distintos, o integrante da Band perdeu uma pelada disputada em um campo society e teve que tirar a foto com a camisa tricolor, mas levou tudo na esportiva. Em seu perfil no Twitter, Neto afirmou que tem muito respeito pela camisa são-paulina.
    A pelada foi uma espécie de “jogo de despedida” de Kaká, que está prestes a voltar para a Espanha para mais uma temporada pelo Real Madrid. O comentarista Caio Ribeiro e Milton Cruz, técnico interino do São Paulo, também participaram do evento.

    ISSO QUE É METER O PÉ NA BUNDA DO SÃO PAULO:Fifa oficializa Itaquerão como sede da Copa do Mundo e dispensa o Morumbi

    Se ficar pronto a tempo, Itaquerão será um dos estádios da Copa
    Se ficar pronto a tempo, Itaquerão será um dos estádios da Copa
    O comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 da Fifa enviou nesta terça-feira ao Corinthians o acordo de estádio (Stadium Agreement) que ratifica a escolha do Itaquerão como uma das sedes do torneio internacional. A medida confirma uma decisão que já havia sido anunciada pela entidade que comanda o futebol no mundo, mas tem um valor maior do que apenas uma questão protocolar, já que a a demora no início das obras do estádio corintiano chegou a gerar dúvidas sobre sua viabilidade como sede da Copa.
    Ao mesmo tempo, o comitê enviou ao São Paulo Futebol Clube o distrato oficial, retirando o estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) da lista das arenas que serão utilizadas na competição. Apesar de esta decisão também já ter sido anunciada, em julho de 2010, os dirigentes do tricolor paulista jamais deixaram de acreditar na possibilidade de sediar o evento. Nos bastidores, cartolas do São Paulo afirmam que vêm preparando o Morumbi para atender a todas as exigências da Fifa, para o caso do estádio corintiano não ficar pronto a tempo.
    O acordo de estádio recebido pelo Corinthians não significa que a cidade de São Paulo receberá a partida de abertura da Copa. Esta decisão, que cabe à Fifa, deverá ser anunciada nos próximos dias ou talvez até horas. Na terça-feira, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, deu sinais de que espera que isso aconteça na entrevista coletiva nesta terça-feira, quando sinalizou que a Fifa derá uma resposta sobre o assunto em um prazo muito curto de tempo. 
    “Vamos ver se próximas 24 horas não tem novidade. Talvez a abertura não seja em São Paulo, pois todo mundo fica secando o Corinthians. A Fifa aprovou as garantias que nós demos. Vamos esperar a resposta nos próximos dias”, falou o presidente, em um tom irônico.
    O Corinthians cumpriu o prazo estabelecido pela Fifa e entregou na última segunda-feira as garantias que conseguiu para viabilizar que seu estádio em Itaquera seja oficializado como o que fará o duelo inaugural da competição.

    Promoção: FAIVE + Redes Sociais

    Participe da promoção no Facebook

    Regulamento (Facebook)

    Participe da promoção no Twitter postando a frase abaixo:

    Dê RT, siga @faive2011 e concorra a convites e camisetas! Leia o regulamento: http://kingo.to/Ifn #promofaive

    Regulamento (Twitter)

    NOVO TIPO DE CHAROPE KK

    Um chinês de 71 anos, morador da cidade de Chongqing, bebe gasolina e querosene há 42 anos, já que segundo ele são bons para curar tosse e dores de garganta